A 22 de julho de 1939, a Assembleia Geral da Associação de Futebol de Santarém, reunida no salão dos Bombeiros Voluntários de Santarém, elege, pela primeira vez, um Conselho Técnico, um novo órgão com a função de auxiliar a Direção nas suas decisões, nomeadamente disciplinares.

Mas já lá vamos, uma vez que a reunião magna da Associação, em que participaram representantes de 11 clubes, além de vários sócios individuais, também foi rica noutros assuntos.

O delegado do Águia Sport Club Vilafranquense abriu caminho ao seu congénere, do mesmo concelho, o Alhandra Sporting Club, para lastimar os castigos aplicados a estes dois clubes pela Direção da Associação de Futebol. Diga-se, de passagem, que estes dois clubes eram os mais recentes filiados da Associação, meia dúzia de meses e já estavam abraços com penalizações.

O delegado do Alhandra Sporting Club, que interpelou a mesa sobre os incidentes do jogo disputado pelo seu clube com “Os Leões”, disse considerar apenas excessivo o castigo que lhe foi aplicado, pelo que “pedia à Assembleia que o reduzisse.”

Não teve sorte, uma vez que a Assembleia Geral, desta vez, não desautorizou a Direção. Aliás, o presidente Eurico Ferreira fez questão em esclarecer a razoabilidade dos castigos aplicados, da “benevolência e seriedade” com que a Direção da Associação os determinou. Explicação que os dois clubes acataram.

Na mesma reunião, foram “entregues as taças e os diplomas aos três primeiros classificados no torneio organizado por esta Associação durante o corrente ano, que foram, pela ordem de classificação: Associação Académica de Santarém, Operário Vilafranquense e Sport Grupo Scalabitano “Os Leões”. Acrescente-se, que a Académica de Santarém iniciaria neste ano de 1939 um percurso de três triunfos consecutivos no Campeonato Distrital.

Por fim, procedeu-se à eleição dos corpos gerentes da Associação de Futebol, para a época 1939-1940, onde surgem novas designações e novos órgãos, que ficaram assim constituídos:

Assembleia Geral: presidente, Dr. Manuel Ginestal Machado (Os Leões); vice-presidente, Augusto Nascimento Assis (Alhandra Sporting); secretários, Eduardo Sousa Máximo (Académica) e António Mendes (Sport Lisboa e Santarém).

Direção: presidente, Eng.º Luiz Filipe dos Santos (Os Leões); vice-presidentes, Fernando Mendes (Sporting Club Ribeirense) e José Carlos Rodrigues Malta (Operário Vilafranquense); secretário-geral, António Damásio Gama (Académica); tesoureiro, Ricardo Mariano (Empregados do Comércio); vogais, José dos Santos Ferreira (União Operária) e Mnuel Bico Júnior (Águia Vilafranquense).
Conselho Fiscal Jurisdicional: presidente, Celestino Graça (Académica); vice-presidente, Francisco Gaspar (Os Leões); secretário relator, António da Costa Alves (Sporting Ribeirense); vogais, Faustino António Duarte (Operário Vilafranquense) e Fausto Hamilton d’ Oliveira (S. Lisboa e Santarém).

Conselho Técnico: presidente, Joaquim dos Santos (individual); vogais, Eurico Correia (Os Leões) e Carlos Júlio Pedro da Costa (Empregados do Comércio); suplentes, Leovigildo de Almeida Carvalho (Alhandra Sporting) e Francisco Valente (Lisboa e Santarém).