A Associação de Futebol de Santarém (AFS) inaugurou oficialmente a sua Sede no dia 12 de fevereiro de 2010, com a presença do Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Dr. Gilberto Madaíl, a Governadora Civil de Santarém, Dr.ª Sónia Sanfona, Presidentes de Câmaras Municipais do Distrito e ainda representantes de várias Associações do País.
Depois de instalada durante mais de três décadas na Rua João Afonso, a AFS concretizou uma reconhecida aspiração das últimas Direções, instalando-se num imóvel adquirido para o efeito, localizado na Rua Pedro de Santarém - uma das principais artérias da cidade de Santarém - que após uma importante remodelação e adaptação, oferece as melhores condições de trabalho aos funcionários que diariamente se empenham em prol da Associação de Futebol de Santarém, bem como uma elevada qualidade de serviço aos seus sócios ordinários e pessoas que nos visitam.
A atual Sede que constituiu um importante investimento financeiro – que rondou os 500.000 mil euros – custeado em grande parte por receitas extraordinárias de realizações dinamizadas pela Direção, que ao longo dos anos reverteram para um fundo próprio, sem recorrer às receitas correntes da AFS.
No piso ao nível do rés do chão, com uma área de 412 m2, estão instalados os Serviços de Atendimento e Administrativos; Sala “Futebol” como espaço de Espera e Convívio; Salas para Instalação do Gabinete Técnico e Reuniões; Gabinetes para a Direção, Conselho de Arbitragem e Conselhos de Disciplina, Justiça e Contas.
No piso –1, o Auditório – batizado com o nome de Rui Manhoso,– com capacidade para 75 lugares e servido com modernos equipamentos, é utilizado, entre outros eventos, para a realização das Assembleias Gerais, Ações de Formação Técnica aos vários Agentes, sorteios das diferentes competições ou Conferências de Imprensa. Neste piso dispõe-se ainda de um espaço de arquivo e um lugar de estacionamento.
Investimento: 500.000 euros
Número de pisos: 2
Área bruta acima do solo: 412 m2
Área bruta abaixo do solo: 115 m2