A Associação de Futebol de Santarém já estabeleceu parcerias com as Câmaras Municipais de Abrantes, Alcanena, Almeirim, Alpiarça, Benavente, Coruche, Entroncamento, Ourém, Rio Maior, Santarém e Tomar para que todos os atletas da formação inscritos nos clubes desses concelhos possam fazer testes Covid-19 antes do regresso à atividade.

 

A Direção-Geral da Saúde determinou a obrigatoriedade da realização de um teste à covid-19 antes do regresso às atividades desportivas dos escalões de formação. Para satisfazer esta obrigatoriedade, autarquias e Associação juntaram esforços para, sem custos para os clubes, garantir a segurança e os requisitos para a retoma depois de um ano de paragem devido à pandemia.

 

Francisco Jerónimo agradece a colaboração de Pedro Ribeiro: "Uma vez mais o Presidente da Câmara de Almeirim mostrou abertura, recetividade e grande capacidade para nos ajudar a resolver esta questão. Quero agradecer-lhe publicamente e, sinceramente, acredito que vamos ter noutros autarcas a mesma colaboração. As Câmaras e os órgãos de saúde locais têm sido os primeiros agentes para ajudar a controlar a pandemia e isso é da mais elementar justiça reconhecer."

Pedro Ribeiro sublinha que "estamos sempre disponíveis para ações que possam ajudar a proteger as pessoas, neste caso os mais jovens. Estamos ainda disponíveis para colaborar com todas as outras modalidades. A prevenção é aquilo que podemos fazer de melhor nas atuais circunstâncias."

 

"Nós consideramos que é muito importante o regresso do desporto em geral porque os jovens estão a sentir muito esta paragem. Por outro lado, os clubes também estão a passar por muitas dificuldades e nós queremos, uma vez mais, ter a melhor colaboração com os clubes", diz de forma convicta Luís Albuquerque, o Presidente da Câmara Municipal de Ourém.

Francisco Oliveira, autarca de Coruche, considera que "é fundamental nesta retoma dar aos atletas, pais, clubes este sinal e é também fundamental para proteger a comunidade. No âmbito das nossas responsabilidades temos que nos juntar à Associação para estender a proteção de todos".

 

Também Manuel Valamatos, presidente da Câmara Municipal de Abrantes, admite que é uma medida muito importante porque esta é a forma de garantir que os jovens regressem com mais segurança à prática desportiva, em particular no futebol. “É com parcerias e cumprir esta função que conseguimos mais segurança para os nossos atletas”, afirma.

 

Ricardo Gonçalves, autarca de Santarém, diz que esta parceria “é muito importante, porque vai permitir o que todos ansiávamos: o regresso do desporto. A Câmara Municipal de Santarém vai também alargar a todas as modalidades", anuncia Ricardo Gonçalves. O autarca escalabitano espera que não se tenham perdido muitos atletas e que não existam retrocessos no desconfinamento.

Para Luís Santana Dias, presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, esta retoma deve ser feita com a máxima segurança e esta ação vai contribuir decisivamente para isso. “A Câmara e a Associação estão ambas do lado da solução e com testes céleres conseguimos garantir um regresso em segurança”.

Fernanda Asseiceira, autarca de Alcanena, aproveita para felicitar a Associação de Futebol de Santarém por esta iniciativa. “Considero que é uma salvaguarda para as crianças e jovens”, atesta. A Associação de Futebol de Santarém aguarda, entretanto, desenvolvimentos dos contatos dos restantes municípios nos próximos dias.