Se não fosse a pandemia da Covid-19, esta sexta-feira, teríamos transformado o Complexo do Bonito no maior palco do futebol de formação de Portugal com a realização do 8.º Torneio Tejo Cup. Infelizmente o coronavírus veio adiar a apresentação do torneio, que chegou a estar marcada para o W Shoping, como também todo o torneio. 

A Associação de Futebol de Santarém lamenta ter adiado para 2021 este torneio, mas não existiam condições de segurança para o fazer, como se veio a confirmar com o evoluir da pandemia. 

O antigo médio Tiago já tinha aceitado ser patrono do Tejo Cup e com o adiamento para 2021, irá a competição com muito orgulho manter o seu nome. 

Tiago Mendes, que faz amanhã 39 anos, concluiu o percurso de jogador no Atlético de Madrid, em 2016/17, após oito épocas nos ‘colchoneros’, tendo coadjuvado o argentino Diego Simeone, depois de ter vestido a camisola de clubes como Juventus, Lyon, Chelsea, Benfica e Sporting de Braga.

Nos clubes, conquistou uma Liga Europa, duas Supertaças europeias, quatro campeonatos (dois em França, um em Espanha e outro em Inglaterra), uma Taça de Portugal, uma Taça do Rei e uma taça da Liga inglesa, além de supertaças em Espanha, Inglaterra e França.

"O percurso enquanto futebolista foi impar e as qualidades humanas são incríveis, e consideramos que é para os mais novos uma ótima referência", sublinha Francisco Jerónimo. 

Luisão, ex-futebolista internacional brasileiro e do Benfica, foi o patrono da edição de 2019. Antes ainda foram patronos, Pauleta (2013), João Vieira Pinto (2014), Nuno Gomes (2015), Vítor Baia (2016), Simão Sabrosa (2017) e Pedro Barbosa (2018). 

Para este ano, a AFS decidiu fazer uma alteração no escalão de sub-13 que passava a ser jogado em futebol 9, em vez de 7. Esta decisão foi tomada depois de uma reflexão profunda, com sugestões dos clubes, treinadores, dirigentes e mesmo ouvindo também a Federação.