Decorreu hoje, no Museu Nacional do Desporto, e na presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Joao Paulo Rebelo, a cerimónia de assinatura dos memorandos, com vista à aplicação do Cartão Branco nas Associações de Futebol de Setúbal, Leiria, Aveiro, Santarém e Lisboa, Federações de Andebol, Basquetebol, Patinagem, Rugby, Corfebol, Voleibol, Ténis de Mesa, Associação Profissional de Árbitros de Futebol, Associação Cais, Câmara Municipal de Lisboa e Desporto Escolar.

A Associação de Futebol de Santarém marcou presença com Francisco Jerónimo, Presidente da AF Santarém e José Sequeira, do Concelho de Arbitragem.

Para o IPDJ a promoção da ética no desporto é um imperativo no contexto da defesa do desporto e da verdade desportiva.
Sem valores desprovemos o desporto daquilo que é essencial.
A ética não pode ser uma palavra vã que apenas se diz e repete, vezes sem conta.
A ética tem de ser consequente nos gestos do nosso dia-a-dia e o cartão branco do fairplay, é justamente um gesto que, empenhadamente, o IPDJ quer promover no desporto nacional.

Tal como o nome indica é um cartão que visa reconhecer, destacar e recompensar as atitudes e comportamentos eticamente relevantes por todos os agentes desportivos directamente envolvidos no jogo, e, também, pelos espetadores, junto dos escalões de formação.

Trata-se assim de um cartão pedagógico com um carácter preventivo, que promove a valorização e afirmação do desporto pela positiva.