A AF Santarém esteve presente esta sexta-feira, 10 de outubro, no Portugal Football Summit, tendo apresentado o painel “História e Evolução da Associação de Futebol de Santarém”, destacando o percurso centenário da instituição, os marcos mais significativos da sua história e o trabalho contínuo em prol do desenvolvimento do futebol e futsal distrital.

A sessão, apresentada pelo Presidente da AF Santarém, Joaquim Martinho Dias, e pelo Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Francisco Jerónimo, e moderado pelo jornalista Valter Madureira, contou com uma audiência composta, num momento de partilha e reflexão sobre o papel da AF Santarém na promoção do futebol e do futsal no distrito.

No evento também marcou presença o Vice-Presidente da AF Santarém, Jorge Martins, dos Diretores da AF Santarém, António Rei, Luís Guedes, Miguel Costa e Pedro Bernardes, e do Secretário-Geral da AF Santarém, Filipe Batista.

A Associação de Futebol de Santarém foi fundada em 1924 por cinco clubes e, ao longo de 100 anos, tornou-se um dos pilares da vida desportiva do distrito. Ao longo deste século, já passaram pela associação mais de 350 clubes e 31 presidentes. Atualmente, tem cerca de 78 clubes filiados e 10.500 atletas inscritos em futebol e futsal. Nos últimos anos, o número de equipas cresceu 14% depois da pandemia, mostrando o dinamismo da região.

A evolução das infraestruturas tem sido notável: existem hoje 70 relvados no distrito e, desde 2018/2019, todos os jogos oficiais são disputados em relvado. Este progresso foi possível graças aos investimentos dos municípios e ao apoio da Federação Portuguesa de Futebol. A Associação de Santarém também tem sido um espaço de formação e desenvolvimento de jogadores, clubes e projetos inovadores.

“Os investimentos feitos pelos municípios permitiram este crescimento. É um projeto que tem de continuar, com o inevitável apoio da federação, que serve como ancora para o desenvolvimento desportivo”, disse Francisco Jerónimo.

Entre os clubes históricos destacam-se o UFCI Tomar, que chegou à I Divisão e contou com Eusébio, o CD Torres Novas, com 52 presenças em campeonatos nacionais, e o CA Ouriense, que se destacou no futebol feminino ao ser bicampeão nacional em 2012/2013. Entre as figuras marcantes estão Alfredo Aguiar, fundador da associação, Cândido de Oliveira, presidente nos anos 30, e Rui Manhoso, dirigente de longa data. Nos atletas, José Torres, magriço e selecionador nacional, e Maria João Xavier, um ícone do futebol feminino com 76 internacionalizações.

Segundo Joaquim Martinho Dias, a Associação aposta em projetos para todas as idades, iniciativas de inclusão e na Academia de Futebol de Santarém, reforçando o seu papel essencial na base do futebol português. O dirigente revelou um projeto que está a chegar ao distrito: desporto de inclusão.

“Para o futuro temos um projeto que vai ser muito acarinhado, para o desporto de inclusão, que já apresentámos ao Presidente Pedro Proença. Vai ter apoio e carinho da federação. Queremos que seja sucesso, pressupõe o apoio do distrito, das IPSS e centros de reabilitação. Esperamos que tenha sucesso como os outros que acompanhamos”, afirmou.