Exposição dos 100 anos da AFS em Santarém
Éder e Pauleta estiveram presentes na inauguração que decorreu no W Shopping
26 outubro 2024
Associação
Éder e Pauleta estiveram este sábado, 26 de outubro, na inauguração da Exposição dos 100 anos da AFS, no W Shopping, em Santarém. O grande goleador da Seleção e o marcador o golo memorável no Campeonato do Mundo 2016 espalharam muitos sorrisos entre miúdos e graúdos que os aguardavam ansiosamente para obter um autógrafo e tirar fotografia com os craques da bola.
A inauguração contou ainda com presença do presidente da Associação de Futebol de Santarém, Francisco Jerónimo, Rui Rosa, do presidente da Câmara de Santarém, João Teixeira Leite, dos vereadores da CM Santarém, Nuno Domingos e Alfredo Amante, do administrador da Viver Santarém, Carlos Coutinho, do presidente da União de Freguesias da Cidade, Diamantino Duarte, entre várias outras personalidades do concelho e ligadas ao futebol e futsal.
Durante a sua intervenção, o presidente da AF Santarém, congratulou a presença de Pauleta, “um dos melhores marcadores de sempre do futebol português”, e de Éder, “o autor do golo mais importante” no nosso futebol, marcado na final do Euro 2016, frente à França.
Francisco Jerónimo aproveitou para adiantar que esta exposição, que resulta de uma recolha de mais de dois anos e que vai culminar com a edição do Livro do Centenário da AFS, termina a sua itinerância pelos 21 concelhos do distrito de Santarém, no W Shopping e estará patente até ao dia 20 de novembro. O dirigente lembrou ainda que a programação comemorativa dos 100 anos da criação da AF Santarém, fundada a 19 de novembro de 1924, fechará com chave de ouro com uma Gala, que terá lugar no dia 22 de novembro, no CNEMA, em Santarém.
O administrador do W Shopping agradeceu a presença de Éder e Pauleta e recordou que, no caso de Pauleta, era a sua terceira visita ao centro comercial. “Muito gosto por estarem neste espaço e na cidade de Santarém. Sejam bem-vindos”.
Também João Teixeira Leite saudou a presença dos convidados de honra, admitindo sentir-se pequeno ao lado de tanto talento. O autarca salientou que Santarém tem hoje como uma das prioridades a prática desportiva. “Queremos que os jovens deste concelho tenham qualidade e bem-estar”, confessou, parabenizando a AF Santarém pelo seu trabalho ao longo destes 100 anos e garantindo que a Gala do Centenário da Associação será uma festa “muito bonita” que celebrará “um grande marco histórico de Santarém”.
Esta exposição da centenária AF Santarém regista, nos seus 35 painéis, várias gerações de atletas, de árbitros e dirigentes associativos, alguns deles com nomes gravados a letras de ouro nos anais da Associação. Bastará dizer que nestes 100 anos a AFS soma um total de perto de 300 clubes filiados, tantos deles infelizmente já extintos ou desativados, assim como a linhagem de 30 Presidentes nas sucessivas Direções da AFS.
Muitas coisas mudaram ao longo de um século, também no futebol: regras, organização, equipamentos, tecnologia, até modalidades se acrescentaram; mas a Associação de Futebol de Santarém conseguiu sempre vencer as adversidades e crescer sustentadamente. Atualmente, contabiliza 78 clubes no ativo e mais de 9.600 atletas inscritos, o que faz da AFS uma das mais relevantes Associações da Federação Portuguesa de Futebol.