A Associação de Futebol de Santarém e a Federação Portuguesa de Futebol levou esta quinta-feira, 25 de setembro, a modalidade de Walking Football até à Escola Secundária do Entroncamento, numa iniciativa que teve como principal objetivo dar a conhecer aos jovens alunos do curso técnico de Desporto uma possível perspetiva de carreira ligada ao desporto sénior.

A sessão contou com a presença do Diretor da FPF, Horácio Antunes, o Presidente da Associação de Futebol de Santarém, Joaquim Martinho, e do Vice-Presidente da AF Santarém, Jorge Martins e os Diretores da AF Santarém, Luís Guedes e Miguel Costa. Esteve ainda a Diretora do Agrupamento de Escolas do Entroncamento, Margarida Costa, e o Prof. Leandro Almeida.

 A boa-disposição foi um constante, tanto dentro como fora das quatro linhas, entre os atletas interessados e motivados.

No pavilhão da escola reuniram-se cerca de 30 alunos da ginástica sénior, 15 utentes de lares locais e 20 professores, que participaram ativamente na experiência. Enquanto dinamizadores da atividade estiveram 20 alunos do 3.º ano e 22 alunos do 1.º ano do curso técnico de Desporto, que assumiram papéis de organização, demonstração e acompanhamento.

O Walking Football, futebol a andar, tem como objetivo incentivar a prática desportiva a pessoas com idades superiores a 50 anos, onde impera a integração e o convívio em prol de uma vida mais ativa. Pretende combater o isolamento, o sedentarismo, a depressão, melhorar os índices de saúde e aumentar a interação social dos praticantes.

Iniciativas como esta pretendem não só divulgar a modalidade, mas também criar oportunidades para que os futuros profissionais do desporto explorem novas áreas de intervenção, reforçando a ligação entre gerações através do exercício físico.

Para mais informações para participar nos próximos encontros, poderá contactar os serviços da Associação de Futebol de Santarém.