Clubes reunidos no Pavilhão Multiusos de Almeirim para debater futebol e futsal
X Encontro Futebol/Futsal Distrital em Debate decorreu este sábado. O Presidente da FPF, Pedro Proença, esteve presente no evento
20 setembro 2025
Associação
Na época desportiva 2025/26 vamos continuar a apoiar os clubes, apostar no futebol inclusivo e no eSports e consolidar a atribuição de namings que valorizam as competições.
Foi o que garantiu o presidente da Associação de Futebol de Santarém, Joaquim Martinho, no X Encontro Futebol/Futsal Distrital em Debate que decorreu no sábado, 20 de setembro, no Pavilhão Multiusos de Almeirim (Antigo Edifício IVV). Uma reunião que marcou o arranque da época 2025-2026 e que contou com a presença do Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Proença, dos Diretores da FPF, Júlio Vieira e Rui Caeiro, da Gestora do Projeto da FPF, Rute Silva, de André Carvalho, do Gabinete de Coordenação do Plano Nacional de Ética no Desporto, do Presidente da Assembleia Geral da AF Santarém já, Francisco Jerónimo, do Presidente do Conselho de Arbitragem da AFS, Jorge Maia, e do Presidente Honorário da AF Santarém já, Rui Manhoso.
Segundo Joaquim Martinho, a AF Santarém já lançou um conjunto de medidas de apoio na redução de custos para os clubes no pagamento das quotas inscrição, transferência dos mais jovens, taxas de jogo e oferta de bolas aos escalões seniores, juniores e juvenis de futebol e futsal.
Durante o encontro, o presidente da AF Santarém aproveitou para acrescentar que a AF Santarém já tem garantido parcerias com pelo menos quatro empresas para darem namings aos campeonatos principais de seniores, neste caso a Andrade Corvo Saúde, com o Campeonato Distrital I Divisão Seniores; a NacionalGest, com o Campeonato Distrital Seniores Futsal Masculino; a MKA, que dá nome aos Prémios Melhor Marcador Seniores I Divisão e II Divisão; e o Crédito Agrícola, que continua a ser a patrocinadora da Taça do Ribatejo Seniores.
Pedro Proença felicitou a associação pela iniciativa, numa temporada marcante para a AF Santarém, com a marca de dez mil praticantes. “É ainda mais especial marcar presença neste encontro para elogiar a Associação de Futebol de Santarém e, nela, todos os clubes, por uma temporada de 2024-2025 tão marcante. Mais praticantes, mais atletas federados, mais clubes filiados, mais equipas”, referiu o líder federativo.
Numa semana marcada pela conquista do título europeu feminino de Futebol de Praia, Pedro Proença enalteceu o trabalho de todos os clubes e do movimento associativo. “No domingo passado, a nossa Seleção feminina de Futebol de Praia sagrou-se campeã europeia pela primeira vez. Um título inédito das nossas Pioneiras: foi o primeiro título internacional feminino de uma seleção portuguesa. Foi o terceiro título internacional em sete meses. E não o conseguiríamos sem vocês. Estas são vitórias de todo o futebol português. De toda uma comunidade, assente no trabalho dos clubes e de todo o movimento associativo”, vincou.