A Exposição dos 100 anos da Associação de Futebol de Santarém foi inaugurada esta segunda-feira, 13 de janeiro, em Rio Maior. A mostra vai estar patente na Biblioteca Municipal de Rio Maior, até dia 31 de janeiro. Esta Exposição está a percorrer os 21 concelhos do distrito de Santarém. 

Estiveram presentes na sessão o Vice-Presidente da Associação de Futebol de Santarém, Daniel Santos, o Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Filipe Santana Dias, o Vice-Presidente da CM Rio Maior, João Lopes Candoso, os Vereadores da CM Rio Maior, Maria Leonor Fragoso, Miguel Santos, Miguel Paulo e Susana Gaspar, o Diretor da Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM), Prof. Doutor Nuno Magalhães, a Subdiretora da ESDRM, Susana Franco, e os vários presidentes de Junta de Freguesia.

Esta mostra da centenária Associação de Futebol de Santarém regista, nos seus 35 painéis, várias gerações de atletas, de árbitros e dirigentes associativos, alguns deles com nomes gravados a letras de ouro nos anais da Associação. Bastará dizer que nestes 100 anos a AFS soma um total de perto de 300 clubes filiados, tantos deles infelizmente já extintos ou desativados, assim como a linhagem de 30 Presidentes nas sucessivas Direções da AFS.

Muitas coisas mudaram ao longo de um século, também no futebol: regras, organização, equipamentos, tecnologia, até modalidades se acrescentaram; mas a Associação de Futebol de Santarém conseguiu sempre vencer as adversidades e crescer sustentadamente. Atualmente, contabiliza 79 clubes no ativo e 10.000 atletas inscritos, o que faz da AFS uma das mais relevantes Associações da Federação Portuguesa de Futebol.