A Gala dos 100 Anos da Associação de Futebol de Santarém realizou-se na noite desta sexta-feira, 22 de novembro, no Centro Nacional de Exposições (CNEMA), em Santarém. A Gala, que foi o ponto alto de um extenso programa de comemorações durante este ano, contou com cerca de 300 convidados.

Esta foi uma noite muito especial de evocação da fundação da Associação, de homenagem e distinção de quem a tem construído e dignificado, de celebração do futebol, do futsal, masculino e feminino, e do futebol de praia, do distrito de Santarém. Entre os participantes na gala merecem destaque o Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, os Diretores da FPF, os Presidentes das Associações Distritais e Regionais do país, Sócios de Classe da FPF, Liga Portugal, Associação Nacional de Treinadores de Futebol, Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, Associação Nacional de Dirigentes de Futebol, Associação Nacional dos Enfermeiros Desportivos e Massagistas de Futebol, os Presidentes de Câmara de 20 municípios do distrito, dirigentes dos Clubes e  representantes de entidades civis.

O primeiro discurso da noite ficou reservado ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Mário Albuquerque, que aproveitou o momento para congratular a AF Santarém nesta “data mítica”, afirmando que muitas foram as gerações que generosamente ajudaram a erguer e a consolidar este projeto. “Temos agora novos desafios pela frente, entre muitos outros, o mundo complexo e dinâmico das novas tecnologias. Estamos certos que todos juntos iremos conseguir edificar os nossos pergaminhos”, garantiu.

Seguiu-se o anfitrião da cerimónia, o Presidente da Câmara Municipal de Santarém, João Teixeira Leite, que enalteceu a vitalidade e a força da AF Santarém e lembrou a Santarém está neste momento a apostar grandemente no desporto, “tendo já previsto no orçamento um conjunto de investimentos essenciais em infra-estruturas desportivas, onde está contemplada a construção da Academia de Futebol”, reforçou, lembrando que a obra foi adjudicada na última reunião de câmara.

Após o jantar, perante a extensa plateia, o Presidente da AF Santarém, Francisco Jerónimo, discursou emocionado, aproveitando o momento para agradecer a todos os que construíram e constroem a história da Associação, dos atletas aos dirigentes, dos árbitros às equipas técnicas, destacando a parceria e apoio dos municípios, enaltecendo ainda o trabalho da FPF. “Somos a associação mais antiga e mais representativa do distrito”, acrescentou o presidente, que, no seu discurso, não deixou de apontar a necessidade da criação de novas e modernas infraestruturas desportivas para assegurar o crescimento das modalidades no Ribatejo.

Por sua vez, o Presidente da FPF, Fernando Gomes, destacou “a importância desta celebração especial com os clubes, atletas e dirigentes desportivos”, sublinhando que “todos eles desempenham um papel fundamental no fomento da paixão pela modalidade, o que representa um aumento do número de praticantes, acompanhado da melhoria das infraestruturas e, sobretudo, do incremento do futebol feminino. O dinamismo e a visão da AF Santarém têm sido notáveis, impulsionando os clubes e procurando sempre estar na linha da frente da inovação.”

Presente na Gala, o Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, que parabenizou a centenária AF Santarém, que já conta com “100 anos de história e de personalidades que nos deixaram memórias”. Aproveitou ainda para agradecer a todos os anónimos que permitem que diariamente milhares de crianças tenham acesso ao que mais gostam que é jogar à bola e deixou um repto para que seja aumentado a oferta da prática desportiva, “mas precisamos de o fazer de uma forma consistente respeitando quer as famílias, os clubes e as autarquias”, acrescentando que o futebol feminino e a prática desportiva para pessoas com deficiência têm de entrar na agenda.

Após as intervenções iniciou-se a entrega de distinções. Ernesto Figueiredo, Joaquim Ribeiro, Jorge Cadete e Pedro Gomes foram agraciados o Galardão Jogador Internacional A. A distinção foi entregue pelo Vice-Presidente da FPF, Humberto Coelho. No feminino, o Galardão Jogadora Internacional foi entregue a Ana Valinho, Diana Silva, Joana Marchão, Maria João Xavier e Sofia Vieira pelas mãos de Mónica Jorge, diretora da FPF. João Henriques, José Peseiro, Pepa e Vítor Manuel foram homenageados com o Galardão Treinador Internacional. O prémio foi entregue pelo Presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol, José Pereira.

Com 22 anos de carreira na arbitragem, tendo apitado um total de 570 jogos, 23 deles na elite internacional, Alter Dante foi distinguido com o Galardão Árbitro Internacional. Os quatro clubes centenários filiados na AF Santarém: o UFCI Tomar, o Sport Abrantes Benfica, o Tramagal SU e o Clube Desportivo “Os Águias” receberam o Galardão Clube Centenário.

Pelo apoio extraordinário que têm dado à atividade da AF Santarém, o Presidente da Câmara Municipal de Almeirim, Pedro Ribeiro, o Presidente da Câmara Municipal do Entroncamento, Jorge Faria, e o Presidente da Câmara de Santarém, João Teixeira Leite, foram agraciados com o Galardão Município Parceiro de Excelência. Como reconhecimento pelo grandioso percurso no futebol feminino, tendo conquistado dois campeonatos nacionais, uma Taça de Portugal e a presença na Liga dos Campeões de Futebol Feminino da UEFA, o CA Ouriense recebeu o Galardão de Mérito no Futebol Feminino.

O Presidente da Assembleia Geral da AF Santarém, Mário Albuquerque, e o Presidente do CD Fátima, Padre António Pereira, foram homenageados com o Galardão Sócio de Mérito da AF Santarém. Em homenagem pela grande dedicação durante várias décadas à AF Santarém e ao associativismo desportivo, Rui Manhoso, Diretor da FPF, foi homenageado com o Prémio Carreira. O último prémio da noite, o Prémio Excelência, foi atribuído ao Presidente da FPF, Fernando Gomes, tendo sido entregue pelas mãos do Presidente da AF Santarém, Francisco Jerónimo.

A gala terminou com a Câmara Municipal de Santarém a entregar à Associação a Medalha de Ouro do Município de Santarém. Esta distinção a mais altas condecorações do Município, reflete o reconhecimento de Santarém à Associação de Futebol pela sua atividade, longevidade e pela forma sustentada como se tem afirmado e progredido ao serviço do desporto e da região.

A Associação de Futebol de Santarém agradece a todos os que ajudaram a construir esta história centenária que muito nos orgulha!