A Exposição dos 100 anos da Associação de Futebol de Santarém foi inaugurada esta segunda-feira, 6 de maio, em Abrantes. A mostra, cuja itinerância deu arranque na cidade abrantina, vai estar patente nas instalações da Cidade Desportiva até dia 13 de maio. 

A Exposição dos 100 anos da AFS vai percorrer os 21 concelhos do distrito de Santarém. As próximas passagens durante o mês de maio serão nos concelhos de Mação e do Sardoal.

Estiveram presentes na cerimónia o Presidente da AF Santarém, Francisco Jerónimo, os Vices-Presidentes da AF Santarém, Joaquim Martinho e Jorge Heleno, os membros da Direção da AF Santarém, Carlos Silva e Jorge Martins, o Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Valamatos, o Vereador da Câmara Municipal de Abrantes, Luís Dias, o assessor da área do desporto, Nuno Gomes, e demais entidades do concelho.

A Associação de Futebol de Santarém está a comemorar 100 anos de existência. Um século de vida, é uma longa jornada com muitas vidas para contar. E é isso, precisamente, que os 35 painéis que integram a exposição itinerante da AFS nos relatam. Desde o seu começo, a 19 de novembro de 1924, até ao retrato atual da Associação, em 2024.

Esta exposição da centenária Associação de Futebol de Santarém regista, nos seus 35 painéis, várias gerações de atletas, de árbitros e dirigentes associativos, alguns deles com nomes gravados a letras de ouro nos anais da Associação. Bastará dizer que nestes 100 anos a AFS soma um total de perto de 300 clubes filiados, tantos deles infelizmente já extintos ou desativados, assim como a linhagem de 30 Presidentes nas sucessivas Direções da AFS.

Muitas coisas mudaram ao longo de um século, também no futebol: regras, organização, equipamentos, tecnologia, até modalidades se acrescentaram; mas a Associação de Futebol de Santarém conseguiu sempre vencer as adversidades e crescer sustentadamente. Atualmente, contabiliza 78 clubes no ativo e mais de 9.600 atletas inscritos, o que faz da AFS uma das mais relevantes Associações da Federação Portuguesa de Futebol.