A Associação de Futebol de Santarém deslocou-se esta quarta-feira, 24 de maio, à Escola Sede do Agrupamento de Escolas de Marinhas de Sal e à Escola Sede do Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva, ambas em Rio Maior, para a entrega de bolas cedidas pela FIFA, no âmbito do projeto piloto “Bola Mágica” da Federação Portuguesa de Futebol.

A entrega das bolas foi realizada em mãos pelo Presidente da Associação de Futebol de Santarém, Francisco Jerónimo, e pela Vereadora da Câmara Municipal de Rio Maior, com o pelouro da Educação, Maria Leonor Fragoso, aos diretores do Agrupamento de Escolas de Marinhas de Sal, Carlos Ribeiro, e do Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva, Paulo Almeida.

A Escola Básica de Marinhas de Sal e a Escola Básica Integrada Casimiro Pereira da Silva integraram um conjunto de 44 escolas de todo o país onde decorreu o projeto piloto da FPF que promoveu sessões lúdicas de atividade física-desportiva de uma hora, em que a bola era o elemento fundamental, numa oferta que não se restringia ao futebol, evitando que as crianças se especializem desde cedo numa só modalidade.

Integrado no Plano Estratégico da FPF Futebol 2030, o projeto piloto foi integrado nas Atividades de Enriquecimento Curricular e Componente de Apoio à Família no primeiro ciclo do ensino básico. No total, contemplou mais de 1.600 crianças do 1º ciclo do ensino básico. Pretende-se que no próximo ano letivo o mesmo esteja disseminado por todo o continente e ilhas.