A Associação de Futebol de Santarém, juntamente com o Grupo Desportivo e Recreativo “Os Lagartos”, a Câmara Municipal do Sardoal e o Agrupamento de Escolas do Sardoal, organizaram esta quarta-feira, 15 de março, uma sessão do projeto educativo OUTRAGED. A iniciativa, destinada especialmente aos jovens, decorreu no Centro Cultural Gil Vicente, no Sardoal, para assinalar o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, que se celebra a 21 de março.

O Vice-Presidente da Associação de Futebol de Santarém, Jorge Heleno, foi um dos participantes do evento, que contou também com a presença de José Carlos Lima, Coordenador do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), de Paulo Lourenço, assessor da Presidência da Federação Portuguesa de Futebol e membro da Comissão de Licenciamento de Clubes para as competições da UEFA, do presidente do GDR “Os Lagartos”, Vasco Carola, e Mário Fonseca, jornalista do mediotejo.net.

A sessão contou com a projeção de um vídeo, com intervenções de jogadores, treinadores e dirigentes do futebol, tendo sido a base para uma discussão e reflexão, assim como para identificar formas de prevenir e erradicar a discriminação do futebol.

Este é um projeto desenvolvido pela UEFA que tem como objetivo consciencializar o mundo do futebol e envolvê-lo num diálogo construtivo à volta dos temas da discriminação.