A Associação e Futebol de Santarém completa hoje, 19 de novembro de 2022, o seu 98º aniversário, numa altura especialmente feliz para esta Associação.

Alcançámos, na última época, o maior número de atletas inscritos, consolidando a AF Santarém no sétimo lugar no ranking nacional de atletas inscritos entre as 22 associações distritais. Um número histórico para a AF Santarém e para todos os nossos clubes.

Este é um motivo de orgulho para todos. Queremos continuar a crescer, a ter mais meninos e meninas a praticar futebol e futsal, a apostar no futebol e futsal feminino e futebol de praia e a continuar a defender os valores que promovemos: o fair-play, o respeito e a igualdade.

Não tenho dúvidas que tudo isto é o resultado de um trabalho notável realizado pelos nossos clubes. É na formação que tudo começa e, por isso, devemos-lhes, mérito e gratidão.

Devo, por isso, saudar todos os que fazem parte da família do futebol e futsal distrital. Sem dirigentes, treinadores, jogadores e demais agentes desportivos não era possível chegarmos aqui. Deixo também uma palavra especial para os árbitros que são indispensáveis neste trajeto de sucesso.

Hoje celebra-se mais um ano de vida da AF Santarém. Uma associação que olha para o futuro com esperança e acredita que caminhando juntos vamos ser cada vez mais fortes. É por isso que continuamos a apoiar os clubes nesta época 2022-2023 com apoios extraordinários para minimizar os custos aos clubes.

Contamos ainda, através do Programa “Crescer 2024” lançado pela FPF, de um fundo de apoio aos clubes para que possam construir novas infraestruturas ou melhorar/requalificar as já existentes.

Este é um passo muito importante para muitos clubes e que acreditamos que possamos crescer e aumentar cada vez mais o número de praticantes.

O crescimento do futebol e futsal feminino distrital continua também a ser uma das prioridades da AF Santarém, sendo, neste momento, a pioneira a nível nacional, a organizar provas interdistritais de futebol e futsal feminino.

Vamos continuar a fazer mais e melhor, proporcionar melhores condições para as seleções distritais e trazer grandes eventos desportivos para a região. E isso só é possível seguindo todos juntos, trabalhando para um futuro ainda melhor.

Obrigado e Parabéns a todos!

 

Francisco Jerónimo