É preciso continuar a apoiar os clubes nesta época desportiva 2022-2023 com apoios extraordinários para minimizar os custos dos clubes. Foi o que garantiu o presidente da Associação de Futebol de Santarém (AFS), Francisco Jerónimo, na sétima edição do Encontro - Futebol Distrital em Debate que decorreu no sábado, 17 de setembro, no Salão Nobre da Casa do Campino, em Santarém. Uma reunião que marcou o arrancou da época 2022-2023 e que contou com a presença de Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém, Rui Manhoso, da direção da Federação Portuguesa de Futebol, Jorge Maia, presidente do Conselho de Arbitragem da AFS e Nuno Mena, Territory Manager em Portugal, Espanha & LATAM na Sports Alliance, orador convidado para falar sobre o tema “Inovar para crescer e sobreviver – Investimento e retorno”.

Segundo Francisco Jerónimo, é por isso que a AFS já elencou um conjunto de medidas de apoio na redução de custos para os clubes no pagamento das quotas de filiação, inscrição, transferência, inscrição nas provas e taxas de jogo, orçados em cerca de 65 mil euros. A AFS pretende ainda melhorar a competitividade das equipas femininas com recurso a provas interdistritais, melhorar as condições das seleções distritais e trazer grandes eventos desportivos para a região.

Durante o encontro, o presidente da AFS aproveitou ainda para enaltecer o trabalho desenvolvido por Rui Manhoso na FPF e adiantar que a AFS reagiu com vigor aos constrangimentos causados pela pandemia por Covid-19, tendo na época 2021-2022 registado um número recorde de atletas inscritos em competições da última década, com um total de 8.356 atletas em representação de 80 clubes, nas modalidades de futebol e futsal.

Esse valor confere à AFS o sétimo lugar no ranking nacional de atletas inscritos entre as 22 associações distritais. “A força e resiliência que os nossos clubes demonstraram neste período provou que a união faz mesmo a força”, reforça Francisco Jerónimo, admitindo que, apesar dos números serem otimistas, ainda há margem para crescimento do número de praticantes inscritos, nomeadamente no futebol feminino.

Rui Manhoso destacou a grande atividade da AFS e reforçou a importância de os clubes aproveitarem todas as programas, quer da FPF, quer das Associações ou do Estado. “O ideal da FPF era que todos as verbas distribuídas para o nosso distrito fossem ganhas em benefício dos clubes quer para aquisição de material, melhoramento das instalações. Todos temos de fazer esse trabalho”, concluiu.

Ricardo Gonçalves desejou que esta nova época desportiva traga muitos adeptos aos estádios e pavilhões e que “todos possam desfrutar daquilo que é o futebol e futsal”.