Vamos continuar a apoiar os clubes nesta época desportiva 2024-2025 para minimizar os custos dos clubes. Foi o que garantiu o presidente da Associação de Futebol de Santarém (AFS), Francisco Jerónimo, no IX Encontro Futebol/Futsal Distrital em Debate que decorreu no sábado, 21 de setembro, na blackbox do Central do Caldeirão, em Torres Novas. Uma reunião que marcou o arranque da época 2024-2025 e que contou com a presença do Diretor da Federação Portuguesa de Futebol, Rui Manhoso, do Presidente do Conselho de Arbitragem da AF Santarém, Jorge Maia, e do Diretor do Departamento de Segurança dos Eventos Desportivos da APCVD, Paulo Fontes.

Segundo Francisco Jerónimo, a AF Santarém já lançou um conjunto de medidas de apoio na redução de custos para os clubes no pagamento das quotas de filiação, inscrição, transferência dos mais jovens, inscrição nas provas, taxas de jogo e oferta de bolas aos escalões seniores, juniores e juvenis de futebol e futsal.

Durante o encontro, o presidente da AF Santarém aproveitou para lembrar que a AF Santarém já atribuiu verbas a 22 clubes, através do Programa “Crescer 2024”, no âmbito da Melhoria das Infraestruturas dos Clubes, com um índice de execução financeira de 20%, deste Fundo, promovido pela Federação Portuguesa de Futebol.

Francisco Jerónimo adiantou ainda que a AF Santarém continua em crescimento, tendo na época 2023-2024 registado um número recorde de atletas inscritos em competições, com um total de 9.699 atletas, com destaque para a subida de 31,3% no futsal masculino relativamente à época passada. “Este crescimento projeta para a nossa ambição de passarmos a barreira dos 10 mil atletas inscritos, e isso é algo que nos orgulha”, afirma.

A AF Santarém pretende ainda continuar a melhorar a competitividade das equipas femininas com recurso a provas interdistritais, melhorar as condições das seleções distritais e trazer grandes eventos desportivos para a região.