A Associação de Futebol de Santarém (AFS) reuniu-se na terça-feira, 27 de julho, com os clubes filiados para esclarecer dúvidas sobre o Programa “Reativar Desporto”. A sessão, que decorreu através da plataforma zoom, contou a presença de Pedro Dias e Rui Manhoso, da direção da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), José Branco, técnico da direção regional de Lisboa e Vale do Tejo do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), o presidente da direção da AFS, Francisco Jerónimo, e Jorge Martins, da direção da AFS. Estiveram ainda presentes três dezenas de clubes filiados.

 

Na reunião, Francisco Jerónimo destacou a importância deste programa para compensar dos prejuízos causados pela pandemia da Covid-19. Também José Branco reforçou que o Reativar Desporto vai permitir um encaixe que poderá fazer a diferença nas contas da nova época desportiva dos clubes. “Os dirigentes dos clubes têm tido uma resiliência tão grande que não será por este abanão que lhes deitarão abaixo”, afirmou o representante do IPDJ e do Plano Nacional de Ética Desportiva.

 

De recordar que o programa “Reativar Desporto”, lançado pelo Governo, dá acesso aos clubes a uma linha de crédito de 30 milhões de euros a fundo perdido com o objetivo apoiar no regresso da atividade desportiva. A FPF disponibilizou um guia e um simulador e a AFS, para além de toda a informação que já facultou desde a abertura das candidaturas, reforçou a sua disponibilidade para apoiar mais uma vez os seus clubes filiados. Cada clube pode receber até um valor máximo de 50 euros a fundo perdido por cada praticante desportivo inscrito na temporada 2018/2019.