Seis formandos do Curso UEFA C de Treinador de Futebol (Grau I) realizaram esta terça-feira, 20 de abril, o curso de suporte básico de vida e desfibrilhação automática externa (SBV-DAE). A formação de sete horas, organizada pela Associação de Futebol de Santarém, em parceria com a OCEAN Medical (empresa especializada neste tipo de formação), decorreu no auditório Rui Manhoso, na sede da AFS.

 

Esta formação foi uma novidade implementada nestes Cursos UEFA C de Treinador de Futebol e Futsal e é apoiada pela Federação Portuguesa de Futebol. Os formandos ficaram agora certificados para realizar manobras de SBV e DAE numa vítima em paragem cardiorrespiratória.

 

A recordar que a Associação de Futebol de Santarém iniciou no dia 25 de janeiro o Curso UEFA C (Grau I) de Treinadores de Futebol. A componente Específica do Curso de Treinador da AFS está prevista decorrer até ao próximo mês de junho, seguindo-se posteriormente o período de estágio de seis meses. No total, a AFS conta com 60 formandos no curso UEFA C, algo que deixa toda a estrutura diretiva extremamente entusiasmada e confiante numa e mais abrangente formação relativa aos treinadores de futebol no distrito.

 

Os cursos de treinador, realizados sob a alçada da FPF, possuem dupla certificação concedida pela UEFA Coaching Convention e pelo Programa Nacional de Formação de Treinadores, concebendo aos formandos, no final da sua formação, a devida certificação UEFA que lhe vai permitir o exercício de funções no espaço UEFA e nos países que a reconhecem, bem como a certificação IPDJ necessária à obtenção do Título Profissional de Treinador de Desporto que lhe confere a devida autorização legal para o exercício de funções em Portugal.