O Conselho de Arbitragem e a Comissão Dinamizadora de Futsal da AF Santarém deram inicio, no passado dia 28, a uma formação de técnicos de mesa. A formação teve início às 20h30 e decorreu na Sede da Associação de Futebol de Santarém, a qual será ministrada por elementos da Comissão de Apoio Técnico de Futsal, onde serão comunicados outros procedimentos e ações a ter em conjunto do TM/Árbitros.

 

Para desempenhar a função de técnico de mesa é obrigatória a presença nesta formação.

Face ao entendimento do Conselho de Arbitragem e a Comissão Dinamizadora de Futsal da AF Santarém nas reuniões de trabalho realizadas foi possível discutir e propor a viabilização da realização de jogos cronometrados neste escalão etário – seniores masculinos e femininos -, os quais devem ter a duração de 40 minutos uteis, divididos em duas partes de 20 minutos cada separados por intervalo até 15 minutos.

Assim, sempre que possível serão nomeados pelo Conselho de Arbitragem um terceiro elemento em cada jogo que irá exercer as funções de Técnico de Mesa (TM) controlando o tempo de jogo e marcador de faltas acumuladas, assinaladas pelos árbitros, por infrações punidas com PL direto, de ambas as equipas, em cada parte do jogo. 

No início da época cada Clube indicará pelo menos dois elementos predispostos a frequentarem uma ação de formação para poderem exercer as funções de TM nos jogos realizados como visitado, em cada jogo e também como marcador de faltas em jogos na condição de visitante, nas situações em que não seja possível nomear TM. No caso de total impossibilidade do(s) elemento(s) indicado(s) pelo Clube na condição de visitado estar(em) presente(s), executará essa função de TM o elemento da equipa visitante, que havia sido designado para anotar o numero de faltas dos jogadores de cada uma das equipas intervenientes. Na inexistência de qualquer dos elementos referenciados de ambos os clubes, ou na falta de placard eletrónico, o jogo será realizado sem TM, e que terá a duração de 70 minutos corridos, divididos em duas partes de 35 minutos cada, separados por um intervalo até 15 minutos.