O pré-estágio da Seleção Nacional de futsal de preparação para o Campeonato do Mundo de futsal vai arrancar a 14 de agosto (domingo), no Centro de Estágios e Formação de Rio Maior e estão previstos três jogos na região: dois no Entroncamento e um em Torres Novas.

Dois dias antes, a 12 de agosto, os 18 atletas convocados por Jorge Braz para preparar a competição, reunir-se-ão na Cidade do Futebol para realizarem análises clínicas e uma avaliação física, numa sessão fechada aos Órgãos de Comunicação Social.

Pela primeira vez na história da Equipa das Quinas, a preparação para uma grande competição será realizada no arranque de uma temporada, pelo que os 18 convocados realizarão uma verdadeira pré-época na Seleção Nacional.

Para Jorge Braz, esta situação acarreta duas vantagens essenciais: “a primeira, é o tempo que [os jogadores] vão estar connosco. Esta época vamos, mesmo bater o recorde de unidades de treino na Seleção Nacional. A segunda, e talvez a mais importante, é iniciarmos a época focados num grande objetivo, que é muito importante para eles, que é o Mundial”.

Na elaboração do plano de trabalho, o Selecionador Nacional sublinhou que teve em atenção não só o facto de os atletas iniciarem na Seleção as suas épocas desportivas, mas procurou também salvaguardar “a preparação dos jogadores para a competição em si, que será longa e intensa. Não é só chegar ao início do Mundial muito bem, até porque a prova tem uma temporalidade grande”.

Portugal cumprirá seis encontros na preparação do Mundial – Moçambique, Costa Rica, Marrocos, Espanha (dois jogos) e Uzbequistão. Para Jorge Braz a escolha dos adversários foi criteriosa, tendo em conta alguns fatores: “diferentes continentes, diferentes características do ponto de vista do jogo e do ponto de vista atlético”.

Recorde-se que a Seleção Nacional de futsal está incluída no grupo A do Campeonato do Mundo, juntamente com a Colômbia (com quem jogará a 10 de setembro, em Cali), o Panamá (dia 13, em Cali) e do Uzbequistão (dia 16, em Medellin).

O Mundial decorrerá entre 10 de setembro e 1 de outubro, nas cidades colombianas de Bucaramanga, Cali e Medellin.

Eis a lista de convocados para o pré-estágio de preparação para o Mundial:
AD Fundão: Teka;
AD Modicus Sandim: Ricardo Pinto;
El Pozo Murcia: Cardinal;
Futsal Clube Azeméis: Cristiano;
Inter Movistar: Ricardinho;
SC Braga: André Coelho, Tiago Brito e Vítor Hugo;
SL Benfica: Bebé, Bruno Coelho, Fábio Cecílio, Miguel Ângelo e Ré;
Sporting CP: André Sousa, Anilton, Djô, João Matos e Pedro Cary;