A Direção da Associação de Futebol de Santarém apresentou uma proposta de criação de uma competição/campeonato em Futebol de 9 x 9 para o escalão de Juniores D (infantis), para entrar em vigor na época de 2016-2017. Essa proposta foi aprovada em Assembleia Geral, na passada quarta-feira, dia 27 janeiro. 

A proposta considerava as sugestões apresentados por vários clubes ao longo dos últimos anos, sobretudo a procura de uma melhor adaptação dos jovens jogadores na transição entre a competição de Futebol 7 x 7 no escalão de infantis e a competição de 11 x 11 no escalão de iniciados.

A experiência da introdução do Futebol 9 x 9 no escalão de infantis já é uma realidade em algumas associações distritais de futebol do nosso país. A competição de futebol 9 x 9 já está considerada nas sugestões da UEFA e em prática em vários países europeus, como uma estratégia e um modelo de formação e desenvolvimento dos jovens jogadores com 11 e 12 anos de idade.

A Federação Portuguesa de Futebol já tem instituída a competição de Futebol 9 x 9 no escalão de Sub19 feminino.

O tamanho do campo terá as seguintes medidas mínimas e máximas: comprimento: entre 65 metros a 75 metros (correspondente à distância entre as linhas das duas grandes áreas do futebol de 11) e de largura: entre 55 metros a 64 metros (largura mínima da grande área nos campos mais curtos e largura máxima nos campos mais compridos com colocação de cones de sinalização para identificar as linhas laterais.

Os tamanhos da baliza e da bola assim como a duração do jogo serão iguais á competição de futebol 7 x7 no escalão de infantis.

2.3- Os clubes poderão ter equipas de infantis a participar nas duas competições (Futebol 7x7 e Futebol 9x9) sugerindo-se que o Futebol de 9x9 será mais adequado para os jovens jogadores  de 2.º ano do escalão de infantis.